terça-feira, 8 de março de 2011

ABRIR OU NÃO AS EMBALAGENS ?


 

Michael Zarnock (1)

Abrir ou Não Abrir as embalagens? Este é um assunto de muita controvérsia entre os colecionadores, e eu quero apresentar minha opinião e uma visão de como isto funciona.
Eu tento manter toda a minha coleção nas suas embalagens originais. Eu sou um daquele caras que gostam de ver as coisas como elas foram feitas, sem serem alteradas. Tenho amigos que gostam de retirar os modelos das embalagens para brincar com eles, ou expo-los desta forma. Eu vi uma pessoa que adquiriu um Redline Race Team Trailer em estado MOC (Mint On Card), pelo qual pagou US$ 140,00 abrir a embalagem e colocá-lo na prateleira. O que você faz com o seu dinheiro e com sua coleção é um problema apenas seu. Isto me leva ao meu próximo comentário.... O valor dos modelos!
Algumas pessoas colecionam apenas porque gostam, algumas por ser uma forma de investimento, e outras que ficam entre as duas opções. Muitas pessoas dizem que os modelos não terão valor se forem modificados. Pela minha observação ao longo dos anos, isto muitas vezes é verdade por várias razões.
Eu coleciono variações dos modelos como são encontrados nos blisters com Collector Numbers (Mainline). As pessoas perguntam: "Você é um colecionador de cartelas ou um colecionador de carrinhos?". Minha resposta é que os dois são muito importantes como partes da coleção. Estes carros são os modelos nas embalagens vendidas nos Estados Unidos, com o Collector Number. Este é o ponto onde a embalagem faz a diferença. As embalagens internacionais (vendidas no resto do mundo) não possuem o Collector Number, e muitas vezes possuem nomes diferentes daqueles encontrados nas embalagens dos Estados Unidos. (isto até o ano 2000). Alguns carros em embalagens internacionais também possuem cores e rodas diferentes. Assim, por exemplo, encontrar um modelo "International Only" em uma embalagem dos Estados Unidos com o nome correto pode ser uma peça muito rara.
Eu possuo alguns em minha coleção, que não sei como pude encontrar. Um deles é o #344, número 8 da Model Series de 1995, Camaro conversível, vermelho com base preta da Malásia, interior preto e janelas transparentes, com rodas Gd7Sp (7 raios douradas). Esta roda é o que torna o modelo raro. Apenas os modelos internacionais foram liberados com rodas Gd7Sp. Existe um monte deles, mas não na embalagem dos Estados Unidos. Isto também aconteceu com o modelo #342, número 2 da Model Series de 1995, Mercedes SL, preta e cinza com interior vermelho, e rodas Gd7Sp (7 raios douradas). Este é o ponto onde a embalagem é muito importante. Lembrem-se que eu disse MUITO.
Muitos carros são encontrados em abundância. Por uma razão ou outra, o mesmo carro foi distribuído na mesma cor, com as mesmas rodas, mas em diferentes "play-sets", Five-Pack ou outro tipo de blister. Se você é um colecionador que não dá bola para as embalagens, você pode obtê-lo por cincoenta centavos de dólar.
Vamos falar sobre o Funny Car azul claro da Segment Series Race Team Series de 1995, certo? Ele foi distribuído pela K-B-Toys em um conjunto Two-Pack (dois modelos), no Five-Pack Race Team, e também como número 277 na Race Team Series (Segment Series de 1995, com o nome de Side Splitter). Ele é o mesmo modelo em todos estas embalagens ou em qualquer uma coleção de modelos fora das embalagens, e em muitas caixas de brinquedos. Mas,você sabia que ele é o mesmo modelo que é encontrado como Collector Number 271 e que seu valor é em torno de US$ 3,500.00 (três mil e quinhentos dólares....) ? O mesmo carro fora da embalagem vale US$ 0.50 (cincoenta cents de dólar) e na embalagem número 271 US$ 3,500.00 (três mil e quinhentos dólares). Eu informo á voces que só existem 6 (seis) unidades conhecidas. Talvez alguns colecionadores tenha adquirido o modelo e o retirado da embalagem....
E sobre o Collector Number #51? è um 40s Woodie. Este carro também é encontrado em várias embalagens antigas por US$ 5.00 (cinco dólares), mas no "Blue Card" (cartela toda azul) número 51, seu preço é entre US$ 1,500.00 e US$ 2,400.00 (mil e quinhentos e dois mil e quatrocentos dólares), se você encontrar algum.
Eu acredito que estes são bons motivos para manter os modelos em suas embalagens. Você deve considerar também as variações. Muito carros dos conjuntos Five-Pack não foram distribuídos em blisters. Fora do blister o modelo terá um valor baixo, mas na embalagem você terá uma garantia de preço.
A situação é apenas uma questão de oferta e procura. Modelos valem mais quanto existem poucos e muitas pessoas os querem. Lembre-se que as condições da embalagem também são importantes. Compre o que você gosta nas melhores condições possíveis que você puder encontrar, e divirta-se!
(Matéria de Michael Zarnock, livro "Variations - The Ultimate Guide", Segunda edição, página 11. Traduzido e adaptado por este site).
(1) Michael "Mick" Zarnock vem colecionando Hot Wheels desde 1960. Ele coleciona modelos em suas variações, tanto do carro como da cartela, assim como compra e vende modelos. Também é autor do livro "Warman´s Hot Wheels Guide" e outros sobre Hot Wheels.

Recomendo este site,para todos os colecionadores de Hot wheels.

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