terça-feira, 22 de março de 2011

                                        COMO SURGIU A EMPRESA MATTEL ?








A história começou em 1945, quando o casal Ruth e Elliot Handler se juntou a Harold “Matt” Matson para fundar a MATTEL em uma garagem no sul do estado da Califórnia. O nome MATTEL é derivado da junção de Matt, apelido de Harold, e as iniciais de Elliot, primeiro nome do marido de Ruth. O primeiro produto feito pela empresa foi porta retratos de madeira. Rapidamente, para reaproveitar as sobras de madeira, eles começaram a produzir móveis para casa de bonecas. Pouco depois, Matt saiu da sociedade e com o sucesso dos móveis para casa de bonecas o casal passou a dar ênfase à produção de brinquedos, lançando em 1947 a linha de brinquedos musicais com um violão chamado Uke-A-Doodle. No ano seguinte, com o sucesso e crescimento da empresa, o casal instalou o escritório central da MATTEL na cidade de Hawthome, estado da Califórnia. Em 1955, a MATTEL começou anunciar seus brinquedos no famoso programa de televisão “Mickey Mouse Club”, gerando enorme visibilidade para a marca e seus produtos e iniciando uma nova era no marketing neste segmento.    -
A história da empresa começou a mudar, quando o produto de maior sucesso da marca, e talvez da indústria de brinquedos, foi lançado no mercado em 1959: era a boneca BARBIE, que, agregando acessórios como roupas e objetos, criava espaço para as crianças desenvolverem sua imaginação. Criada por Ruth Handler, o novo produto, inspirado na fascinação de sua filha por bonecas de papel e por achar a fisionomia das demais bonecas da época infantis demais, era uma boneca em três dimensões com um ar mais adulto, capaz de proporcionar as meninas todos os sonhos possíveis. O nome BARBIE era o apelido de sua filha Barbara. A previsão, no entanto (e ironicamente), não era das melhores: a boneca fracassaria por fugir dos parâmetros habituais. Mas Ruth não se abateu e acreditou em seu projeto. Ela queria que as crianças tivessem a oportunidade de sonhar com metas de vida, do início ao fim da brincadeira. E Barbie daria asas à imaginação: com ela, a menina poderia ser o que quisesse. Parece que a estratégia deu certo: só no primeiro ano de existência, foram vendidas 351 mil bonecas. O sucesso da boneca nos anos seguintes fez com que a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores, e, em 1965, as vendas atingissem US$ 100 milhões, colocando a MATTEL na lista das 500 maiores empresas americanas segundo a tradicional revista Fortune. A partir deste momento a empresa começou a diversificar fortemente sua linha de produtos com a introdução de brinquedos educacionais e carrinhos de metais em escala sob a marca Hot Wheels.
-No final da década a MATTEL começou a adquirir pequenas empresas produtoras de brinquedos, crescendo ainda mais no mercado. Entre essas empresas, estava a Turco, tradicional fabricante de brinquedos para playground. No início dos anos 70 a empresa passou por uma enorme reestruturação, que culminou, em 1975, com a saída do casal Handler. Nesta época, a MATTEL começou a estudar a possibilidade de produzir um sistema de videogame próprio. Afinal este mercado estava em fase crescimento e a empresa desejava ingressar nele também. Ao invés de começar tudo do zero, preferiu aliar-se à General Instruments, que já possuía um projeto de videogame. O projeto deste videogame foi aperfeiçoado pela MATTEL, e em 1977, o Intellivision foi lançado para testes de mercado no estado da Califórnia. Neste teste foram distribuídos os jogos Poker & Blackjack, Math Fun, Armor Battle e Backgammon. Em 1980 o produto começou a ser fabricado em larga escala, sendo vendido ao preço de US$ 299.95, comercializando 175.000 unidades neste ano. Porém as vendas não se sustentaram e no início da década a empresa registrava enormes prejuízos com a divisão de produtos eletrônicos, forçando sua saída deste segmento.
-Em 1988, a MATTEL reviveu uma antiga parceria com a Walt Disney Company para a produção e licenciamento de inúmeros brinquedos como bonecos, jogos e quebra-cabeça com os famosos personagens Mickey Mouse, ursinho Pooh, Barney, entre outros. O resultado foi um enorme aumento nas vendas e a certeza de que o licenciamento de personagens era extremamente rentável. Ainda esse ano adquiriu a Carolle, uma fabricante francesa de bonecas colecionáveis. Na próxima década a MATTEL acelerou o processo de aquisições de outras marcas, como a tradicional Fisher-Price, principal fabricante mundial de brinquedos infantis, pré-escolares e educacionais, em 1994; a J.W. Spear and Sons, proprietário do SCRABBLE (conhecido no Brasil como Palavra Cruzada), um dos jogos mais populares do mundo e comercializado em 121 países, em 1994; a inglesa TYCO TOYS, proprietária dos carrinhos em miniatura MATCHBOX e da licença dos personagens da Vila Sésamo, em 1997; e a Bluebird Toys, fabricante da boneca POLLY POCKET, lançada em 1992, e que se tornou um dos produtos de maior sucesso da empresa americana, em 1998. Com a chegada do novo milênio a MATTEL investiu no licenciamento de personagens famosos do cinema e televisão, lançando uma diversificada linha de produtos.



                           PRINCIPAIS PRODUTOS DA EMPRESA MATTEL INC.








Imagens retiradas da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário