HOT WHEELS
Vender dois carros por segundo. Ter a seus pés uma legião de 15 milhões de colecionadores ávidos para comprar todo e qualquer lançamento que chegue às lojas. Cobrir todas as categorias do setor, fabricando modelos clássicos, esportivos, utilitários, ônibus, caminhões e motocicletas. É ou não é o sonho de qualquer montadora? É. Mas quem chegou lá foi a HOT WHEELS com seus carrinhos de ferro. Eles foram e continuam sendo o sonho de muitos meninos pelo mundo afora. Mais de 40 milhões de adultos brincaram com sua linha de carrinhos durante quatro décadas. Gerações e gerações cresceram aprendendo a gostar de carros, que apesar do tamanho diminuto, pareciam reais nas brincadeiras cotidianas que refletiam o estilo de vida dos meninos. A marca HOT WHEELS está ligada à paixão por carros e rodas de muitos marmanjos nos dias de hoje.
-
-
A história
Os carrinhos da marca HOT WHEELS foram lançados no mercado americano exatamente no dia 7 de setembro de 1968 pela empresa Mattel, como uma forma de preencher o excesso de capacidade de produção resultante do declínio das vendas de réplicas de pistolas de caubói e competir com os modelos em escala 1/64 da Johnny Lightning e da Matchbox, até então líder de mercado. O nome HOT WHEELS foi escolhido porque na época era uma expressão utilizada para referir-se a automóveis poderosos que causavam admiração nas ruas. Duas características marcaram o lançamento da HOT WHEELS e fizeram com que os carrinhos desta época se tornassem inconfundíveis: a pintura Spectraflame (apresentava um visual metálico, chamativo e com uma película que, sob luz forte, exibia um brilho impressionante) e os pneus Redline (com um contorno vermelho no centro).
- -Inicialmente foram colocados no mercado 16 modelos diferentes (hoje em dia conhecidos como “Sweet 16” pelos colecionadores): Beatnik Bandit, Custom Barracuda, Custom Camaro, Custom Corvette, Custom Cougar, Custom Eldorado, Custom Firebird, Custom Fleetside, Custom Mustang, Custom T-Bird, Custom Volkswagen, Deora, Ford J-Car, Hot Heap, Python e Silhouette. Outra característica dos modelos era sua forte fricção que fazia os pequenos bólidos alcançarem velocidades bem superiores aos concorrentes. Foi um tremendo sucesso!
- -No ano seguinte, com vendas muito acima do esperado, a MATTEL lançou 24 novos modelos, incluindo o VW Beach Bomb. Também, como forma de incrementar o universo de seus pequenos carros, a empresa lançou no mercado a famosa pista de cor laranja chamada “Orange Track”. Com elas, os carrinhos poderiam correr ou disputar uma corrida em um ambiente adequado. As vendas estouraram. Além de Harry Bradley, dois novos designers passaram a integrar o time de criação: Paul Tam e Larry Wood, este último se tornou o mais famoso designer da HOT WHEELS em sua história.. No ano de 1970 foram produzidos os primeiros carros promocionais para a rede de alimentação rápida Jack in the Box. Desde essa época, o pioneirismo da marca já estava evidente quando introduziu no mercado a linha Sizzler, carrinhos com motores elétricos, assim como uma bateria recarregável, que impulsionavam os pequenos automóveis a uma alta velocidade. Em 1972, a produção dos carrinhos, feita antes somente nos Estados Unidos, passa a ser desenvolvida em uma fábrica localizada em Hong Kong. Em 1973, para cortar custos devido a alta inflação da época, alguns modelos foram retirados do mercado, fazendo com que, hoje em dia, valessem uma boa quantia em dinheiro para os ávidos colecionadores.
- -
Logo depois, em 1975, a marca começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento de sua primeira réplica de motocicleta (o próximo lançamento de motocicleta só viria a ocorrer em 1997). No início dos anos 80, a Mattel havia percebido que os carrinhos estavam se tornando valiosos para os colecionadores. Reconhecendo o potencial desse público, lançou o seu primeiro livro para colecionadores, disponível apenas em um pacote especial com três carros. Outro acordo de grande destaque foi fechado em 1982, quando a marca assinou com a rede McDonald’s para distribuir seus carrinhos nos famosos lanches para crianças (conhecidos no Brasil como McLanche Feliz). No ano seguinte os carrinhos começaram a ser produzidos no México e na França. Era uma clara indicação de que a HOT WHEELS estava se tornando uma marca global, e seus carrinhos desejados por meninos de vários outros países. Em 1985 a Kellogg’s colocou carrinhos HOT WHEELS dentro da embalagem de alguns de seus cereais como itens promocionais. Este tipo de ação gerou uma forte popularidade para a marca.
- -Para comemorar os 20 anos de lançamento da marca HOT WHEELS, em 1988, a MATTEL fabricou edições limitadas de carrinhos em ouro e prata cromados. Os modelos fizeram sucesso instantaneamente, especialmente entre os colecionadores. O sucesso da HOT WHEELS foi comprovado em 1991 quando atingiu a marca de 1 bilhão de carrinhos produzidos. Neste mesmo ano o McDonald’s ofereceu novamente carrinhos como itens promocionais dentro do McLanche Feliz. No ano seguinte, tem início o lançamento de edições limitadas, cuja produção era bem menor, aproximadamente 12.000 unidades por cor; para incentivar os colecionadores. Os rumos da marca começaram a mudar em 1996, quando alguns de seus carros passaram a conter a inscrição Made in China. Era o começo de uma grande mudança na produção geográfica dos produtos da HOT WHEELS, que possuía parques industriais nos Estados Unidos, Malásia, França, México e Hong Kong. Em comemoração aos 30 anos da marca, em 1998, foram lançados 40 novos modelos de carros. Na década seguinte a HOT WHEELS continuou lançando no mercado produtos inovadores e modernos, fazendo com que a paixão, tanto de crianças como de marmanjos, por seus carrinhos só aumentasse. Atualmente, a marca que mais cresce dentro da Mattel, está licenciada em artigos escolares/papelaria; publicações; confecção; acessórios; artigos para casa; artigos para festa, artigos esportivos; eletrônicos; alimentos; brinquedos; saúde e beleza.-A linha do tempo1970● Lançamento da série em escala 1:43 chamada Gran Toros.● Lançamento da série Snake & Mongoose, composta por carros Dragsters, famosos em competições de velocidade nos Estados Unidos.
● Lançamento da coleção Spoilers, com motores visíveis e spoilers traseiros.
1972
● A pintura Spectraflame dá lugar a onze cores opacas, denominadas Esmaltes. A pintura esmaltada utilizava duas camadas de laca; uma para a base, e outra colorida por cima. Essa mudança foi realizada não apenas para trazer inovação à linha como também corrigir os desgastes e imperfeições causados pelo passar do tempo pela pintura Spectraflame.
1973● Lançamento de apenas três novos modelos de automóveis, entre eles o Double Header, que possuía 2 motores, um de cada lado do carro.1974● Pela primeira vez os pequenos carros usam gráficos impressos em vez de adesivos.1976● Lançamento da série Super Chromes, composta por 18 carrinhos “chrome-plated”. 1977● Último ano dos pneus Redline, que foram descontinuados por estarem ultrapassados.
1978 Introdução dos pneus Blackwall (totalmente pretos) e dos grupos temáticos de carrinhos, cada um com uma embalagem diferente.
1980● Lançamento da série Hi Rakers, composta por carros com suspensão elevada.
● Lançamento da série Workhorses, especializada em veículos de construção.
1981● Lançamento de um novo modelo de pneu em alguns carrinhos na série denominada Hot Ones, que possuíam o eixo em cromo dourado. 1984● Lançamento da versão ULTRA, considerado o carro mais rápido já produzido pela marca.
● Lançamento do Ultra Hot, um novo modelo de pneu, que possuía brilho, era plano e com design futurista nunca visto antes.
1987●Lançamento do primeiro catálogo, com preços,recionados para colecionadores. 1984● Lançamento das primeiras garagens acompanhadas por carrinhos de plástico.
1986 ● Lançamento da linha Speed Demons,composta por seis novos modelos de carros inspirados em animais,como escorpião e lagarto. 1988● Para celebrar os 20 anos da marca, foram lançados 12 novos modelos com a frase “20th Hot Wheels Anniversary” gravada no carrinho.
1989● Lançamento da série Park n’ Plates, que vinha com uma caixa display para o carrinho com seu nome gravado.1990● Lançamento dos primeiros aviões HOT WHEELS.
● Lançamento do carrinho Purple Passion, que se tornou uma verdadeira febre ao redor do mundo. Inspirado em um Mercury Cupê dos anos 50 e desenhado por Larry Wood, possuía característica tunada, com o corpo baixo, quase encostado ao chão.
1995● Lançamento da linha Treasure Hunt (Caça ao Tesouro), com produção limitada a apenas 10 mil unidades. Essa linha era composta por 12 carrinhos por ano, cada um com uma pintura especial, maior detalhamento e tratamento de luxo nas rodas. Hoje em dia os modelos da linha são peças raras que valem muito dinheiro.
● Lançamento de seis novos estilos de rodas. Todas as novas rodas tinham um design côncavo realístico, onde o centro era mais recuado.
● Lançamento da linha First Editions, composta por modelos totalmente novos, embalagem diferenciada e numerados. A partir daí, a cada ano, foi gerada uma expectativa pela chegada dos modelos, pois os consumidores tinham acesso aos carrinhos antes de chegarem às lojas. 1997● Lançamento das primeiras réplicas de carros da NASCAR, categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos.
- -Inicialmente foram colocados no mercado 16 modelos diferentes (hoje em dia conhecidos como “Sweet 16” pelos colecionadores): Beatnik Bandit, Custom Barracuda, Custom Camaro, Custom Corvette, Custom Cougar, Custom Eldorado, Custom Firebird, Custom Fleetside, Custom Mustang, Custom T-Bird, Custom Volkswagen, Deora, Ford J-Car, Hot Heap, Python e Silhouette. Outra característica dos modelos era sua forte fricção que fazia os pequenos bólidos alcançarem velocidades bem superiores aos concorrentes. Foi um tremendo sucesso!
- -No ano seguinte, com vendas muito acima do esperado, a MATTEL lançou 24 novos modelos, incluindo o VW Beach Bomb. Também, como forma de incrementar o universo de seus pequenos carros, a empresa lançou no mercado a famosa pista de cor laranja chamada “Orange Track”. Com elas, os carrinhos poderiam correr ou disputar uma corrida em um ambiente adequado. As vendas estouraram. Além de Harry Bradley, dois novos designers passaram a integrar o time de criação: Paul Tam e Larry Wood, este último se tornou o mais famoso designer da HOT WHEELS em sua história.. No ano de 1970 foram produzidos os primeiros carros promocionais para a rede de alimentação rápida Jack in the Box. Desde essa época, o pioneirismo da marca já estava evidente quando introduziu no mercado a linha Sizzler, carrinhos com motores elétricos, assim como uma bateria recarregável, que impulsionavam os pequenos automóveis a uma alta velocidade. Em 1972, a produção dos carrinhos, feita antes somente nos Estados Unidos, passa a ser desenvolvida em uma fábrica localizada em Hong Kong. Em 1973, para cortar custos devido a alta inflação da época, alguns modelos foram retirados do mercado, fazendo com que, hoje em dia, valessem uma boa quantia em dinheiro para os ávidos colecionadores.
- -
Logo depois, em 1975, a marca começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento de sua primeira réplica de motocicleta (o próximo lançamento de motocicleta só viria a ocorrer em 1997). No início dos anos 80, a Mattel havia percebido que os carrinhos estavam se tornando valiosos para os colecionadores. Reconhecendo o potencial desse público, lançou o seu primeiro livro para colecionadores, disponível apenas em um pacote especial com três carros. Outro acordo de grande destaque foi fechado em 1982, quando a marca assinou com a rede McDonald’s para distribuir seus carrinhos nos famosos lanches para crianças (conhecidos no Brasil como McLanche Feliz). No ano seguinte os carrinhos começaram a ser produzidos no México e na França. Era uma clara indicação de que a HOT WHEELS estava se tornando uma marca global, e seus carrinhos desejados por meninos de vários outros países. Em 1985 a Kellogg’s colocou carrinhos HOT WHEELS dentro da embalagem de alguns de seus cereais como itens promocionais. Este tipo de ação gerou uma forte popularidade para a marca.
- -Para comemorar os 20 anos de lançamento da marca HOT WHEELS, em 1988, a MATTEL fabricou edições limitadas de carrinhos em ouro e prata cromados. Os modelos fizeram sucesso instantaneamente, especialmente entre os colecionadores. O sucesso da HOT WHEELS foi comprovado em 1991 quando atingiu a marca de 1 bilhão de carrinhos produzidos. Neste mesmo ano o McDonald’s ofereceu novamente carrinhos como itens promocionais dentro do McLanche Feliz. No ano seguinte, tem início o lançamento de edições limitadas, cuja produção era bem menor, aproximadamente 12.000 unidades por cor; para incentivar os colecionadores. Os rumos da marca começaram a mudar em 1996, quando alguns de seus carros passaram a conter a inscrição Made in China. Era o começo de uma grande mudança na produção geográfica dos produtos da HOT WHEELS, que possuía parques industriais nos Estados Unidos, Malásia, França, México e Hong Kong. Em comemoração aos 30 anos da marca, em 1998, foram lançados 40 novos modelos de carros. Na década seguinte a HOT WHEELS continuou lançando no mercado produtos inovadores e modernos, fazendo com que a paixão, tanto de crianças como de marmanjos, por seus carrinhos só aumentasse. Atualmente, a marca que mais cresce dentro da Mattel, está licenciada em artigos escolares/papelaria; publicações; confecção; acessórios; artigos para casa; artigos para festa, artigos esportivos; eletrônicos; alimentos; brinquedos; saúde e beleza.-A linha do tempo1970● Lançamento da série em escala 1:43 chamada Gran Toros.● Lançamento da série Snake & Mongoose, composta por carros Dragsters, famosos em competições de velocidade nos Estados Unidos.
● Lançamento da coleção Spoilers, com motores visíveis e spoilers traseiros.
1972
● A pintura Spectraflame dá lugar a onze cores opacas, denominadas Esmaltes. A pintura esmaltada utilizava duas camadas de laca; uma para a base, e outra colorida por cima. Essa mudança foi realizada não apenas para trazer inovação à linha como também corrigir os desgastes e imperfeições causados pelo passar do tempo pela pintura Spectraflame.
1973● Lançamento de apenas três novos modelos de automóveis, entre eles o Double Header, que possuía 2 motores, um de cada lado do carro.1974● Pela primeira vez os pequenos carros usam gráficos impressos em vez de adesivos.1976● Lançamento da série Super Chromes, composta por 18 carrinhos “chrome-plated”. 1977● Último ano dos pneus Redline, que foram descontinuados por estarem ultrapassados.
1978 Introdução dos pneus Blackwall (totalmente pretos) e dos grupos temáticos de carrinhos, cada um com uma embalagem diferente.
1980● Lançamento da série Hi Rakers, composta por carros com suspensão elevada.
● Lançamento da série Workhorses, especializada em veículos de construção.
1981● Lançamento de um novo modelo de pneu em alguns carrinhos na série denominada Hot Ones, que possuíam o eixo em cromo dourado. 1984● Lançamento da versão ULTRA, considerado o carro mais rápido já produzido pela marca.
● Lançamento do Ultra Hot, um novo modelo de pneu, que possuía brilho, era plano e com design futurista nunca visto antes.
1987●Lançamento do primeiro catálogo, com preços,recionados para colecionadores. 1984● Lançamento das primeiras garagens acompanhadas por carrinhos de plástico.
1986 ● Lançamento da linha Speed Demons,composta por seis novos modelos de carros inspirados em animais,como escorpião e lagarto. 1988● Para celebrar os 20 anos da marca, foram lançados 12 novos modelos com a frase “20th Hot Wheels Anniversary” gravada no carrinho.
1989● Lançamento da série Park n’ Plates, que vinha com uma caixa display para o carrinho com seu nome gravado.1990● Lançamento dos primeiros aviões HOT WHEELS.
● Lançamento do carrinho Purple Passion, que se tornou uma verdadeira febre ao redor do mundo. Inspirado em um Mercury Cupê dos anos 50 e desenhado por Larry Wood, possuía característica tunada, com o corpo baixo, quase encostado ao chão.
1995● Lançamento da linha Treasure Hunt (Caça ao Tesouro), com produção limitada a apenas 10 mil unidades. Essa linha era composta por 12 carrinhos por ano, cada um com uma pintura especial, maior detalhamento e tratamento de luxo nas rodas. Hoje em dia os modelos da linha são peças raras que valem muito dinheiro.
● Lançamento de seis novos estilos de rodas. Todas as novas rodas tinham um design côncavo realístico, onde o centro era mais recuado.
● Lançamento da linha First Editions, composta por modelos totalmente novos, embalagem diferenciada e numerados. A partir daí, a cada ano, foi gerada uma expectativa pela chegada dos modelos, pois os consumidores tinham acesso aos carrinhos antes de chegarem às lojas. 1997● Lançamento das primeiras réplicas de carros da NASCAR, categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos.
2001● Lançamento do site HOT WHEELS COLLECTORS, onde os colecionadores podem adquirir edições limitadas e produtos exclusivos da marca.
2004 ● Lançamento do modelo a pilha que podia ser abastecido por combustíveis caseiros. O carrinho andava com xampu, refrigerante e água. A grande brincadeira era descobrir qual deles fazia o brinquedo andar mais rápido.
● Lançamento da Volkswagen Drag Truck, desenhada pelo designer Phil Riehlman, e que se tornou uma das miniaturas mais desejadas por todos os colecionadores da marca.
2004 ● Lançamento do modelo a pilha que podia ser abastecido por combustíveis caseiros. O carrinho andava com xampu, refrigerante e água. A grande brincadeira era descobrir qual deles fazia o brinquedo andar mais rápido.
● Lançamento da Volkswagen Drag Truck, desenhada pelo designer Phil Riehlman, e que se tornou uma das miniaturas mais desejadas por todos os colecionadores da marca.
2007● Em comemoração aos 40 anos da marca foi lançado um conjunto composto por 40 modelos representativos da HOT WHEELS durante estas quatro décadas. Foi escolhido para cada ano, um modelo que marcou época. A escolha dos 40 modelos foi feita pelos colecionadores através do site www.hotwheelscollectors.com durante o ano. Os modelos não eram vendidos avulsos, apenas no conjunto, ao preço de US$ 90, e foram colocados à venda a partir de outubro. Dentre os 40 modelos escolhidos estão clássicos da marca como: Custom Camaro (1968), Plymouth King Cuda (1970), School´ Bus (1971), Rodger Dodger (1974), Corvette Sting Ray (1976), GMC Motorhome (1977), Camaro Z28 (1982), 1965 Mustang Convertible (1984), Volkswagen Beetle (1989), Dodge Ram 1500 (1995), Volkswagen Drag Bus (1996), '70 Chevelle SS (1999), 68 Cougar (2002), 69 Dodge Charger (2002), 70 Plymouyth Superbird (2006) e `66 Chevy Nova (2007).
2008 ●Lançamento da linha Rumblers, composta por carrinhos que além da tradicional fricção, são equipados com dispositivos de luzes e sons.- -Os colecionadoresColecionar HOT WHEELS é um hobby divertido, e muito lucrativo para MATTEL. Os colecionadores, compostos em sua maioria por marmanjos barbados, são um dos públicos mais importantes para a marca, não somente pelos milhões gastos anualmente para aquisições de carrinhos, como também por serem os maiores divulgadores da HOT WHEELS. Para os colecionadores os carrinhos são catalogados da seguinte forma: Hot Wheels Clássicos (Pré-1980), Hot Wheels Modernos (1980-1989) e Hot Wheels Contemporâneos (1990-Hoje). Alguns colecionadores possuem mais de 10.000 itens em suas coleções, chegando a pagar mais de US$ 100 por produtos originais do final dos anos 60 ou mais de US$ 300 por alguns modelos raros. Até hoje, o recorde pago em um leilão é ostentado por uma Kombi, que foi arrematada por US$ 72.000. A coleção de HOT WHEELS mais valiosa está avaliada em US$ 1 milhão. A média de carros por colecionador no mundo é de 1.550 unidades.
- -A evolução visual O original, e agora famoso logotipo da marca HOT WHEELS, foi desenhado pelo artista californiano Rick Irons, funcionário da empresa na época. Ao longo dos anos o tradicional logotipo sofreu pequenas modificações, adquirindo uma imagem mais moderna e agressiva.
- -Os slogansBeat That!
Think fast.
Flying Colors. (1974)
Go With the Winner. (1970)- -Dados corporativos● Origem: Estados Unidos● Lançamento: 7 de setembro de 1968● Inventor: Mattel● Sede mundial: El Segundo, Califórnia● Proprietário da marca: Mattel Inc.
● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Robert A. Eckert● Presidente: Bryan Stockton● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)● Lucro: Não divulgado● Presença global: + 110 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 27.000 (Mattel)● Segmento: Brinquedos ● Principais produtos: Carrinhos em miniatura● Ícones: As pistas e o tradicional logotipo da marca● Slogan: Beat That!● Website: www.hotwheels.com
2008 ●Lançamento da linha Rumblers, composta por carrinhos que além da tradicional fricção, são equipados com dispositivos de luzes e sons.- -Os colecionadoresColecionar HOT WHEELS é um hobby divertido, e muito lucrativo para MATTEL. Os colecionadores, compostos em sua maioria por marmanjos barbados, são um dos públicos mais importantes para a marca, não somente pelos milhões gastos anualmente para aquisições de carrinhos, como também por serem os maiores divulgadores da HOT WHEELS. Para os colecionadores os carrinhos são catalogados da seguinte forma: Hot Wheels Clássicos (Pré-1980), Hot Wheels Modernos (1980-1989) e Hot Wheels Contemporâneos (1990-Hoje). Alguns colecionadores possuem mais de 10.000 itens em suas coleções, chegando a pagar mais de US$ 100 por produtos originais do final dos anos 60 ou mais de US$ 300 por alguns modelos raros. Até hoje, o recorde pago em um leilão é ostentado por uma Kombi, que foi arrematada por US$ 72.000. A coleção de HOT WHEELS mais valiosa está avaliada em US$ 1 milhão. A média de carros por colecionador no mundo é de 1.550 unidades.
- -A evolução visual O original, e agora famoso logotipo da marca HOT WHEELS, foi desenhado pelo artista californiano Rick Irons, funcionário da empresa na época. Ao longo dos anos o tradicional logotipo sofreu pequenas modificações, adquirindo uma imagem mais moderna e agressiva.
- -Os slogansBeat That!
Think fast.
Flying Colors. (1974)
Go With the Winner. (1970)- -Dados corporativos● Origem: Estados Unidos● Lançamento: 7 de setembro de 1968● Inventor: Mattel● Sede mundial: El Segundo, Califórnia● Proprietário da marca: Mattel Inc.
● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Robert A. Eckert● Presidente: Bryan Stockton● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)● Lucro: Não divulgado● Presença global: + 110 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 27.000 (Mattel)● Segmento: Brinquedos ● Principais produtos: Carrinhos em miniatura● Ícones: As pistas e o tradicional logotipo da marca● Slogan: Beat That!● Website: www.hotwheels.com
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário