segunda-feira, 7 de março de 2011

CONHEÇA MAIS A MATCHBOX

MATCHBOX

Imagine os carros mais cobiçados do mundo, modelos exclusivos, todos estacionados em sua garagem, quer dizer na sua estante. Milhares de pessoas no mundo inteiro gastam milhões de dólares para contar com essas preciosidades em sua frota. A marca MATCHBOX se transformou em sinônimo de carrinhos feitos de metal, conquistando, além dos meninos, marmanjos colecionadores dispostos a pagar o quanto for preciso para adquirir modelos raros e exclusivos em suas coleções.                   A história
Tudo começou com Lesley Smith e Rodney Smith, que eram amigos desde os tempos de escola. Os dois amigos sempre tiveram a ambição de um dia fundarem sua própria fábrica e um sonho de quando a Segunda Guerra Mundial, período no qual serviam a Marinha Real Inglesa, terminasse trabalharem juntos neste propósito. Após o término do conflito, eles fundaram no dia 19 de junho de 1947 a Lesney Products (nome derivado das três primeiras letras de Lesley mais as três últimas de Rodney). Na verdade os dois amigos nem sabiam ainda o que iriam produzir e isto explicava a palavra “Products” na razão social da nova empresa. Os dois conseguiram juntar £600, capital que permitiu a aquisição de um velho pub que tinha sido destruído pela guerra e máquinas de injeção de Zamac (uma liga que tem aproximadamente 95% de zinco), material com o qual a dupla tinha experiência, obtida quando ambos trabalhavam em metalúrgicas. Aos dois amigos se juntou John W. Odell, conhecido como Jack, que com seus amplos conhecimentos na fabricação de moldes de injeção, se tornou o principal técnico da linha de montagem. A idéia inicial dos três era prestar serviços a terceiros.- -
Com o desenrolar das atividades surgiu a grande idéia de estabelecer uma linha própria de montagem voltada a criação de brinquedos. Assim em 1948, eles lançaram dois modelos com movimentos de corda: um elefantinho, batizado de “Jumbo, the elephant”, e um burrinho (“Muffin, the mule”), cujas pernas articuladas podiam ser movidas através de anéis atados com barbantes, como se fosse uma marionete. Estes brinquedos eram vendidos inicialmente em pequenas lojas na cidade de Londres. A empresa então percebeu que realmente havia um mercado para seus brinquedos, mas também que não tinha estrutura de vendas e marketing, o que a forçou a firmar acordos com empresas especializadas em vendas. Assim, estabeleceu parceria com a Moko Company, que sendo especializada em vendas de brinquedos supriu a necessidade da empresa em relação à distribuição e divulgação.
- -Com a Moko como distribuidora foi estabelecida a produção de carrinhos em miniatura na escala 1/75. Na realidade inicialmente, eram muito mais tratores e utilitários agrícolas. Estes modelos eram em número de 18 e tinham a marca Moko estampada. É desta época o Prime Mover, caminhão com carreta para transporte de trator de esteira. Em 1952 ocorreu um fato fundamental que mudaria os rumos e a história da empresa. Neste ano ocorreu o coroamento da Rainha Elizabeth II e a empresa resolveu aproveitar um molde que tinha da “Carruagem da Coroação” e lançar a miniatura no mercado como uma homenagem a nova Rainha. O sucesso foi tamanho, que foram vendidas mais de um milhão dessas pequenas carruagens. Apesar disto, os lojistas não gostavam muito de vender estes brinquedos em miniatura porque, como eram baratinhos, não representavam muito no faturamento da loja. As crianças, no entanto, adoravam e pediam mais aos lojistas e estes a empresa fabricante.- -
A produção regular de carros em miniatura iniciou quando a filha de John Odell precisou levar à escola um brinquedo que coubesse em uma pequena caixinha de fósforos. No lugar dos insetos que quase todas as criaças levavam, ele criou para a menina uma miniatura de um rolo compressor em bronze. O sucesso do brinquedo entre os coleguinhas dela foi tanto, que Odell resolveu criar um molde e fundir mais alguns exemplares, dando assim início à longa coleção de miniaturas. Surgia então o MATCHBOX. Ele registrou o nome e no ano seguinte produziu a primeira série, composta por três modelos diferentes: além do rolo compressor, um caminhão betoneira e um basculante. Com o desenrolar da parceria com a Moko e o crescimento das vendas, surgiu a necessidade da criação de uma marca que identificasse melhor as miniaturas no mercado. Logo, em 1954, foi criada a marca MATCHBOX. Pouco depois, em 1956, foi lançado no mercado o primeiro catálogo anual da marca, que apresentava miniaturas com rodas de metal e eixos rebitados. Esses primeiros modelos, em sua grande maioria de automóveis britânicos, não tinham vidros e nem interior.- -
Depois foram adotadas rodas em plástico rígido nas cores cinza, prata ou preto; e variações de rodas em metal ou plástico amarelo, vermelho ou verde, que se encaixavam em pneus também de plástico. Nessa época a série passou a ser conhecida como 1-75, por ter 75 modelos diferentes no catálogo anual, incluindo alguns modelos de automóveis internacionais. Surgiram então a “regular wheels”, rodas maciças integrais, sempre em plástico preto. Em 1958, quando a empresa resolveu ingressar com seus produtos no mercado asiático, principalmente no Japão, a Moko não concordou, e os dois fundadores da empresa acabaram comprando a outra parte do negócio. De agora em diante a MATCHBOX teria vida própria.
- -
Em 1959 foi produzido o segundo catálogo da marca que incluía uma nova linha, batizada de “Models of Yesteryear”, composta por miniaturas em escala maior, próxima de 1/50, com modelos de carros, caminhões e ônibus antigos (do período de 1904 a 1945). Nos anos 60, maiores progressos foram obtidos. Nesta década, além da criação de uma subsidiária americana, surgiram os primeiros Gift Sets, ou conjuntos que vinham com vários modelos de miniaturas e autódromo, trevo rodoviário de papelão, posto de gasolina com as bombas em metal, e posto do Corpo de Bombeiros. Além disso, as miniaturas ganharam vidros, interior e detalhes mais realistas, incluindo partes que se abriam como portas e capôs. Com isso, a marca MATCHBOX se consolidou definitivamente no segmento de die-cast, se tornando a mais conhecida marca do mercado em 1968. Surgiram então novos catálogos e as vendas das miniaturas de automóveis ultrapassavam em muito as dos utilitários agrícolas. Em 1970 o nome da empresa mudou para Lesney Products Corporation, como resultado da expansão internacional para o Canadá e Austrália. Nos próximos anos a marca lançou novas linha e coleção, como Battle Kings (veículos militares), Sea Kings (navios e embarcações) e Adventure 2000 (veículos ficcionais).
- -
Quase uma década depois, em 1979, a empresa já empregava 6.500 pessoas, tinha 14 fábricas e produzia 5.5 milhões de miniaturas por semana. Com o início dos anos 80, gradualmente a empresa começou a ter problemas financeiros oriundos principalmente do alto custo da mão-de-obra, e também da concorrência dos inúmeros fabricantes asiáticos que surgiram no mercado. Isto gerou a transferência e seu controle para seus principais credores, Universal Toys e a David Yeh. Com isto, na primavera de 1982, a Lesney deixou de existir e os novos proprietários mudaram o nome da empresa para Matchbox Toys. Depois de uma reorganização, em 1986, a empresa abriu com sucesso seu capital na Bolsa de Valores. Foi nesta época que a marca iniciou o lançamento de série limitadas direcionadas para colecionadores. No início da próxima década, em outubro de 1992, a empresa foi vendida para a americana Tyco Toys, que em maio de 1997 foi comprada pela poderosa Mattel, proprietária também da rival Hot Wheels. Nos anos seguintes a marca MATCHBOX foi completamente remodelada, principalmente nos quesitos qualidade e detalhes.
- -A linha do tempo1956 Lançamento da série MODELS of YESTERDAY, composta inicialmente por três modelos de miniaturas que reproduziam veículos antigos.
1967
Lançamento das embalagens BLISTER, uma espécie de cartela composta por uma parte de papel, onde os modelos eram inicialmente colocados para serem posteriormente envoltos por um plástico fechado à vácuo como proteção.
1969
Adotando a roda de baixa fricção com barra de torção usada nos modelos da Hot Wheels produzidos pela Mattel, a série 1-75 mudou seu nome para SUPERFAST. Essa linha era muito diversa, incluindo caminhões, tratores, motocicletas e trailers, assim como carros de passeio.
1970
A série King Size passou a se chamar SUPER KING e os modelos a terem rodas Superfast. Nessa época, havia modelos “Superfast Rolamatics”, dotados de pinos internos no perímetro das rodas, que moviam mecanismos dando movimento quando o carrinho era empurrado, como por exemplo, o Ford Mustang Boss 1973 Piston Poppers, com bloco do motor exposto e transparente, que tinha seus pistões movimentados pelas rodas dianteiras.1973 Lançamento da série SKY BUSTERS, composta por 14 miniaturas de aviões, militares e comerciais.
2002
Lançamento da série MATCHBOX ACROSS AMERICA para comemorar os 50 anos da marca. Esta série era composta por 50 automóveis que representavam cada um dos 50 estados americanos com decoração de temas representativos de cada um.
2003
Lançamento da série ULTRA HEROES, composta por veículos que não existem no mundo real.- -As séries Os modelos MATCHBOX não obedecem a uma escala padrão. Carros e caminhões eram produzidos em um tamanho que coubesse dentro da caixa, essa sim padronizada. Os mais antigos modelos eram de escala menor e foram aumentando com o passar do tempo. Os modelos foram e são produzidos em diversas séries numeradas. Cada uma com características distintas. As mais importantes foram e são:
1-75: modelos na escala aproximada 1:64, que compreendem a série original lançada pela empresa. Hoje em dia a série é chamada de 1-100.
Models of Yesterday: série exclusiva de automóveis antigos, de 1904 a 1945, em escala aproximada 1:50.
Super King: escala aproximada 1:43, constituída basicamente de veículos comerciais, de construção e transporte, e alguns automóveis, como Dodge Charger e Mercury Cougar. Atualmente é conhecida como Super Kings.
Premiere: também conhecida como “World Class”, é composta por modelos mais incrementados, com pintura especial, rodas cromadas e pneus de borracha.
Major Packs: escala aproximada de 1:64, compatível com a série 1-75, que inclui maquinário agrícola, caminhão-cegonha, caminhões-tanque, caminhões de carga, etc. Foi extinta em 1966, e os modelos mais populares incorporados à série Super Kings.
Matchbox Collectibles: itens especificamente desenvolvidos e lançados no mercado para colecionadores. São miniaturas produzidas em séries limitadas, que possuem acabamento mais refinado, alguns banhados a ouro ou cromados, custando muito mais caro.
- -
A cada ano, para introduzir uma nova coleção, a MTACHBOX gasta aproximadamente 18 meses, começando com a aquisição de licenças, a criação dos moldes, a aprovação e os testes. Só então, os modelos são colocados a venda.
- -O nome A palavra MATCHBOX derivou da aparência similar da caixinha do seu produto original com a de uma caixinha de fósforos inglesa. Porém, a idéia de utilizar uma caixa semelhante à de fósforos não era novidade, pois no começo do século brinquedos alemães já vinham embalados assim. Hoje em dia, algumas séries especiais para colecionadores e edições limitadas da MATCHBOX são vendidas nas tradicionais caixinhas originais da marca.- -A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Depois de uma experiência, não muito bem aceita pelos consumidores, de adotar um logotipo em formato oval, recentemente a MATCHBOX voltou a utilizar o tradicional logo retangular, em uma versão atualizada e mais moderna.
- -Os slogans Open for Adventure!
Ready for action.
-Dados corporativos● Origem: Inglaterra● Lançamento: 1953
● Criador: Lesley Smith e Rodney Smith
● Sede mundial: El Segundo, Califórnia
● Proprietário da marca: Mattel, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Robert Eckert
● Presidente: Bryan Stockton
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 130 países ● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 27.000 (Mattel)
● Segmento: Brinquedos● Principais produtos: Miniaturas de carros e aviões ● Slogan: Open for Adventure! Website: www.matchbox.com
-
A marca no mundoOs produtos MATCHBOX são comercializados em mais de 130 países ao redor do mundo, vendendo milhões de miniaturas anualmente. A marca também conta com o licenciamento de produtos para outros segmentos como materiais escolares, roupas e jogos. A marca MATCHBOX lançou no mercado até hoje um impressionante número de 22.500 miniaturas diferentes. A maioria dos produtos da marca é produzido atualmente na Malásia e na Tailândia.
-Você sabia? As miniaturas da MATCHBOX começaram a serem importadas para o Brasil em 1967.
Existe na cidade de Newfield, localizada em Nova Jersey, provavelmente o maior colecionador de MATCHBOX do mundo. Ele é o prefeito local, o senhor Everett Marshall, que possui um museu com mais de 26.000 miniaturas da marca, que o homenageou produzindo um carro de bombeiros com o nome da cidade e uma miniatura com o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário