quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VW PASSAT LSE ( PASSAT IRAQUE )



O VW Passat foi sem sombra de dúvida um dos melhores veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil.
Surgiu em 1974 com motor arrefeciado á água que para a época era até que uma controvérsia pois os veículos Volkswagen se utilizavam do tradicional boxer de quatro cilindros arrefeciado a ar.
Na época de seu lançamento o VW Passat contava com suspensão Mc Pherson,seu acabamento interno era ligeiramente coisas de alemão.
No Brasil existiu várias versões uma das mais curiosas foi o modelo que era exportado para o Iraque no Oriente Médio.
A versão LSE ( Luxo Super Executivo ) surgiu em 1978 como sendo a melhor e mais acabada versão para o mercado brasileiro.
Estima-se que deste modelo a produção superou os 170 mil unidades entre os anos de 1983 a 1988 ano em que o modelo foi produzido.
Este carro era um luxo só contava com ar condicionado,luz de leitura para passageiros na parte traseira.

Chegada ao Oriente Médio:

Para a Volkswagen exportar o VW Passat para o Iraque foram feitas algumas exigências,o carro tinha que ter ar condicionado,quatro ganchos para reboque,carpetes com 10mm,radiador de cobre selado,ventilador de 250W,pneus eram téxteis,luzes de leitura,etc.
Os VWS Passats eram exportados em três cores: branco,azul e vermelho,dizem que foi o ex ditador Saddam quem escolheu as cores dos veículos.
Os acabamentos também era algo inusitado os carros de cor azul vinha com bancos revestidos de veludo na cor cinza,os veículos brancos e vermelhos vinham com bancos revestidos em veludo de cor vinho.
Sua motorização não era o já tradicional AP 1.600 mais sim o velho e consagrado MD 270,motor que surgiu no seu lançamento em 1974.
Este motor MD 270 não era uma super potência a qual lhe rendia poucos 72cv de força.
Possuia um câmbio de quatro marchas com engates macios e precisos,um ótimo veículo para se dirigir.
Em sua construção foi empregado apenas materiais de primeira qualidade,foram feitos testes rigirosos para que o VW Passat pudesse aguentar o calor do dia e o frio abaixo de zero a noite.
Dizem que a Volkswagen colocava seus VWS Passats em câmaras frigorificas para fazer teste de resistência e fadiga de componentes.
Foram muitos VWS Passats exportados para o Iraque basta lembrar da guerra do Golfo de 1990 que vemos vários VWS Passats rodando por lá,muitos caindo aos pedaços também pudera.
Lá os iraquianos adotaram os VWS Passats,quando chegavam ao país no vidro traseiro tinha um adesivo com a inscrição MADE IN BRAZIL,tanto que recebeu o apelido carinhoso de Brazile,Brazile.
Para o governo de Saddam o pagamento dos veículos era feito da seguinte forma: O Saddam pagava pra Volks com o petróleo a Volks repassava o petróleo para a Petrobrás que repassava o dinheiro para a Volks
Aqui no Brasil em 1986 alguns desses veículos deixaram de ser enviados pois deu um excedente de produção,na época a Volkswagen do Brasil ficou com receio de que o VW Passat fosse encalhar nas concessionárias mais foi o inverso tinha até fila de espera para adquirir um VW Passat LSE,era caro custava o mesmo preço de um VW Santana.
Aqui no Brasil conhecemos o VW Passat quatro portas como Passat Iraque,todos produzidos na planta da Volkswagen em São Bernanrdo do Campo.

Foto Crédito: www.essavaleumafoto.blogspot.com

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