quinta-feira, 15 de março de 2012

15 DE MARÇO DIA DO CONSUMIDOR

Todos somos consumidores,compramos alimentos,casas,carros,tudo que é durável ou simples objetos desejados por nós.
Nesta grande lista esqueci de citar os prestadores de serviços que muitas vezes desrespeitam nós os consumidores,os principais são operadoras de telefonia móvel,telefonia fixa,etc.
A alguns anos atrás entrou a tal resolução que o atendimento não poderia exceder 1 minuto,mais pelo que vemos nada mudou eu por exemplo precisei ligar para uma prestadora da telefonia móvel por ética não vou citar o nome mais foi exatamente 15 minutos escutando aquela música chata,ainda colocam música clássica para nos deixar tranquilos,faz me rir.
No geral muitas coisas mudaram pois nós brasileiros estamos mais atentos e aprendemos no cotidiano cobrar nossos direitos,antigamente uma tv quebrava muitas vezes deixávamos de lado,hoje inverteu-se os papéis cobramos com rigor.
Tudo isso só foi possível pelo Código de Defesa do Consumidor lei nº 8.078 de 11/09/1990,lei que entrou em vigor 1991.
Este código foi um avanço muito importante pois determina que qualquer fornecedor ou prestador de serviço executem serviços e produtos com qualidade sem lesar ou enganar o consumidor.
Outra coisa que cresceu bastante são as tais compras coletivas,tem vários sites onde um produto pode custar até a metade do preço vendido em qualquer loja do país,ai alguns destes sites infelizmente estão desrespeitando os consumidores.
Eles vendem revelação de fotos,eletrônicos entre tantos produtos,ai você paga e nunca vê o produto que tanto sonhava ou o serviço que escolheu e não foi prestado.
Como hoje é o dia do consumidor darei algumas dicas:
Quando for comprar um produtos procure no Google sobre reclamações das empresas,com certeza acharão muitas,empresas de cozinhas planejadas,construtoras de prédios e casas,tv por assinatura,etc.
Só contrate serviços de pessoas capacitadas ou indicadas por pessoas confiáveis,não contrate pelo preço pois preço muito em conta é sinal de porcaria.
Um preço tem que ser justo,nem barato nem caro,ou seja na média algo que se possa pagar.
Se for contratar funileiro,mecânico,pintor,pedreiro,etc,procure pessoas que não bebam bebidas alcóolicas por experiências próprias a cada parede levantada um gole de cachaça,agora imagine um mecânico que bebe fazendo os freios do seu carro,pense sempre em sua família.
Procure sempre vários orçamentos antes de fechar negócios,pergunte a clientes antigos se estão plenamente satisfeitos com os serviços prestados ou produtos adquiridos.
Os consumidores também tem as redes socias que tem sido uma excelente forma de protestar ou reclamar,mais cuidado com palavras difamatórias ou ofensas desnecessárias.
Use os meios com consciências e sabedoria e lutem pelos seus direitos,tenham um excelente dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário