segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MERCEDINHO " PAU PARA TODA OBRA "



Amigos sempre admirei a marca Mercedes Benz,pela qualidade e robustez de seus veículos.
Poderia passar o dia todo escrevendo sobre os principais modelos como os famosos 1113,1313,entre tantos modelos que até os dias de hoje podemos ver diariamente na dura jornada de trabalho,alguns deste
veículos já carregam o peso da idade pois deste muitos já passaram dos 30 anos de uso.
Mais a frota do Brasil e do mundo todo está sendo renovada,por causa do meio ambiente e no ano que vem a legislação ambiental brasileira ficará mais rigorosa em relação aos veículos automotores,entrará a norma Proconve P-7,esta visa reduzir o consumo de combustivel com maior torque e potência nos motores,principalmente os movidos a Diesel.
Esta mudança ocorrerá a partir do ano que vem,a norma Proconve P-7 aqui no Brasil ela é equivalente a Euro 5.
No Brasil a maioria da frota ainda roda com motores antigos que atende a norma Euro 3 e 4.
Fui na 18º Fenatran ( Feira Internacional do Transporte ),la pude conferir as novas tendências mundiais em relação de tudo que se refere ao transporte,logística,etc.
Ficamos sabendo através de representantes da Mercedes Benz que o seu caminhão mais famoso deixará de ser produzido pois como citei acima este modelo em questão utiliza o motor com norma Euro 3,para a Mercedes os custos ficarião muitos elevados,sendo que todos os projetos necessitam de tempo para serem realizados teste e até homologação de empresas competentes as legislações brasileiras.
Este caminhão em questão é o 710 Plus,conhecido como mercedinho,"Pau para toda obra",este pequeno notável recentemente ganhou prêmio por ser considerado melhor caminhão leve entre seus principais concorrente.
Todos sabem que a saga deste caminhão começou no final de 1972 quando,a Mercedes Benz lançou seu pequeno caminhão o 608 D,caminhão muito utilizado até os dias de hoje.
Um 608D hoje bem conservado chega a custar mais de 20 mil,sendo sua manutenção simples e de baixo custo,aliado a confiabilidade que os compradores sentem na marca Mercedes Benz.
Os caminhões Mercedes Benz são considerados como os Fuscas dos caminhões pois a sua manutenção sempre foi mais simples que os demais concorrente e por isso que existe este comparativo entre um fusca e um caminhão Mercedes Benz,manuteção simples e barata,com qualidade é claro.
O 710 Plus nada mais é que um 608 D melhorado onde a partir de 1988 teve a primeira reestilização de sua cabine,também teve alterações de acabamentos,motor entre outros.
São mais de 40 anos de dedicação deste pequeno notável,uma das lembranças mais legais da minha infância era que na escola que eu estudava tinha um micro ônibus modelo Caio Carolina,claro com chassis 608 D,a frente dele é inconfundível,em 1981 quando o Papa veio ao Brasil ele circulou aqui em um Caio Carolina Tranformado em Papa-móvel.
São inúmeras utilizações deste pequeno caminhão,deixará saudades aos,feirantes,pequenos depósitos,mercadinhos,etc.
A Mercedes deixará de produzir o 710 Plus em Dezembro deste ano,fiquei sabendo que muitos compradores estão correndo para garantir o seu.
Em seu lugar estarão presentes os atuais modelos Accelo.
Em breve colocarei as fotos da Fenatran,desejo um ótimo dia para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário