quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GURGEL ( MADE IN BRAZIL )



Muitas vezes me pergunto porque não temos uma indústria automotiva genuinamente brasileira,a resposta é simples primeiramente o nosso governo não dá nenhum tipo de incentivo ao povo brasileiro,pois aqui no Brasil temos muitas pessoas inteligentes e capacitadas,muitos estão buscando o conhecimento.
Hoje o Brasil está em crescimento e estamos entre os maiores fabricantes de automóveis no mundo.
No ano passado o Brasil produziu mais de 3 milhões de veículos e a cada ano esta meta é superada,fato que nas ruas não temos espaços para andar o trânsito fica cada vez mais caótico.
Na minha opnião própria temos capacidade e condições de termos um carro 100% Made in Brazil.
Talvez alguns dos amigos que acompanham o meu Blog já viram alguns veículos da marca Gurgel nas ruas de São Paulo ou de qualquer outra capital do Brasil.
A Gurgel foi uma grande empreitada do Sr.João Augusto Conrado do Amaral Gurgel engenheiro mecânico nascido na cidade de Franca interior de São Paulo em 26 de Março de 1926.
Foi um visionário para seu tempo,seu professor de faculdade ao apresentar seu TCC,disse á ele Gurgel aqui no Brasil carro não se fabrica se compra.
Em seu TCC ele teria que ter projetado um guindaste seu mestre quase o reprovou,Gurgel apresentou um pequeno carro com um pequeno motor de 2 cilindros denominado Tíão.
Mesmo não sendo incentivado pelo mestre  João não desanimou em desenvolver um carro genuinamente brasileiro,este sonho Gurgel tinha desde sua infância.
Gurgel escolheu a cidade de Rio Claro para ser a sede de sua nova montadora,foi em 1º de Setembro de 1969 que fundou a Gurgel Motores s/a.
Antes de começar a produzir seus veículos Gurgel precisava de fornecedores,a parte mecênica como motor,câmbio e chassis ficou ao encargo da Volkswagen.
Gurgel também não acreditava no programa pro-álcool e dizia que a terra era para plantar alimentos.
Contudo alguns dos seus veículos se utilizaram do combustível vegetal.
O primeiro carro produzido na fábrica de Rio Claro foi um Bug com carroceria de fibra denominado Ipanema.
Enquanto a Gurgel dependia da Volkswagen para fornecer a parte mecânica tudo ia bem,a história começou a mudar pois com o tempo Gurgel começou produzir seus próprios motores,chassis,etc.
Isso de certa forma incomodou as gigantes multinacionais.
Na época do Collor quando ele disse que os carros eram carroças abriu-se o mercado para novidades automotivas,trazendo os veículos russos da Lada os Laika 2105.
Até certa maneira os russos foram adotados pelos taxixtas mais o design desatualizado e quadrado acabou com a Lada aqui no Brasil.
Não somente a importação,as montadoras como a FIAT começou em 1990 produzir o Uno Mille que custava o mesmo que o Gurgel BR 800,sendo mais espaçoso,moderno e econômico para a época.
Isto foi um duro golpe contra a Gurgel que mesmo assim não se abalava,lançando outras novidades.
Não teve jeito a Gurgel pediu ao governo brasileiro um empréstimo de 20 milhões para sanar suas divídas o governo não emprestou,logo Gurgel acabou pedindo a concordata e pondo fim ao seu sonho.
Hoje é difícil de ver os veículos Gurgel nas ruas,todos são reconhecidos pela resistência e durabilidade de sua construção e materiais empregados.
Sem contar que não tinham problemas com a corrosão,devido ao emprego da fibra de vidro na carroceria.
Estima-se que foram produzidos em torno de 50 mil veículos de 1969 a 1992.
Muitos colecionadores preservam esta bela história de persistência.
Lá na escola onde estudei foram 3 TCCS,um grupo da minha sala escolheu um Gurgel BR 800 para realizar um TCC,este grupo foi formado por apenas 4 pessoas,eles fizeram um Gurgel BR 800 Elétrico e Auto-Recarregável,ficou muito bacana.
Abaixo presto minhas homenagem provando que brasilieiro é inteligente e capaz de realizar coisas que o governo não incentivou o Gurgel.
Dedico as fotos abaixo aos meus amigos e ao Gurgel por ter proporcionado a produção do primeiro carro Made in Brazil,sem este feito meus amigos não teriam conhecido o Gurgel BR 800.
Fotos da montagem do TCC Turma de Manutenção Automotiva da Escola Martin Luther King conclusão Dezembro 2011.

















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