sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

VW SANTANA O PREFERIDO DOS TAXISTAS



Quando eu era pequeno lembro-me bem dos veículos utilizados pelos taxistas de São Paulo,por tempos os mais utilizados eram os Fuscas,Voyages e Gols.
Todos este veículos foram utilizados por anos e anos,mais ai apareceu um Sedan quadradão com motorização AP.
A Volkswagen se preparou durante 7 anos ( 1977 a 1984 ) com investimentos 50 Milhões de dolares.
O nome do VW Santana como a maioria dos outros modelos Volkswagen tem nomes peculiares,alguns tem nomes de esporte como Golf,Gol e Polo.
No VW Santana o nome foi inspirado no vento forte do Sudoeste da California no morro de Sant'anna
Era a década de 80 e todas as montadoras apresentavam suas novas tendências mundiais e novos padrões  de qualidade,começava a era da robótica na indústria automobilística brasileira.
Na Volkswagen do Brasil as mudanças já começavam com a introdução da nova família denominada BX,nos anos 80 alguns carros deixaram de ser produzidos como a VW Brasília,VW Variant II.
Com a saída da VW Brasília toda a linha foi reformulada,surgiu a VW Parati no ano de 1982 como modelo 1983,já tinha o VW Voyage que era produzido desde o final de 1981 como modelo 1982.
Quando o VW Santana apareceu aqui no Brasil tratava-se na verdade da 2ª geração do VW Passat alemão,foi o primeiro veículo Volkswagen a contar com robôs em sua linha de produção.
Em 1980 a maioria dos veículos eram todos montados a mão,isto demandava horas de trabalho e o rítimo era muito lento.
O VW Santana foi produzido em diversos países dentre eles: Alemanha,Nigéria,México,Argentina,Africa do Sul,Brasil,Japão e China.
No caso do Japão era produzido sob licensa da Nissan,o VW Santana é produzido até hoje somente na China,ja teve novas versões e atualmente está muito parecido com o VW Jetta.
A mecânica e a plataforma dos veículos Volkswagen com motorização AP ou MD,era fruto VW/ Audi derivada do modelo 80 de 1979,destingindo-se pelas tecnologia empregada e pelo desenho de suas carrocerias.
Semelhança com o VW Passat alemão da segunda geração o VW Santana a Volkswagen apresentou somente no início a versão 2 portas pois ao contrário da europa o brasileiro não aceitavam carros de 4 portas,tanto que a VW Brasília foi produzida na versão 4 portas e exportada para Nígéria e Portugal,chegando ao Brasil alguns anos após seu lançamento.
No Brasil o VW Santana quando começou a ser produzido por aqui enfrentou concorrentes de peso como o GM Monza,Ford Del Rey e GM Opala.
No seu lançamento o VW Santana contava com 3 tipos de acabamentos eram eles: CS ( Confort Silver ),
CG ( Confort Gold ) e CD ( Confort Diamond ).
Na versão CD top de linha o VW Santana vinha com ar-condicionado,rádio toca-fitas,rodas de liga leve,
vídros e travas elétricas,bancos Recaro,câmbio automático.
O câmbio automático era um opcional onde o comprador podia escolher para deixar seu veículo mais confortável e com a sensação de requinte que só veículos importados tinham.
Se comparando em versões o modelo CD comparava-se ao luxo da versão GLS que saiu anos depois
O VW Santana foi introduzido no mercado brasileiro no final de 1984 como modelo 1985.
Foi em 1987 que a Volkswagem do Brasil introduziu a versão de 4 portas no mercado brasileiro,assim mudando alguns conceitos,deste ano em diante os taxistas adotaram o VW Santana como veículo do dia a dia e como ferramenta de trabalho.
Foi em 1987 que foram introduzidas as primeiras mudanças na linha do VW Santana,os modelos mudaram de nomenclatura surgindo o CL ( Confort Luxe ),GL ( Gran Luxo ), GLS ( Gran Luxo Super ).
Com forte concorrência  a Volskwagen vivia seu primeiro dilema aumentar a potência do motor AP ( Alta Performance ),e no ano de 1988 surgiu o novo motor AP 2000.
Estas mudança garantiu que a briga contra o GM Monza fosse de igual pra igual.
Em 1990 a GM resolveu fazer uma série limitada do GM Monza e o garoto propagando escolhido foi nada menos que Emerson Fitipaldi,lançando o Monza 500 E.F,este carro era completo com bancos em couro,ar condicionado,vidros e travas elétricas,rádio toca-fitas e a novidade da época injeção eletrônica.
O GM Monza teve 5000 unidades deste modelo produzido em 1990,foi uma homenagem as 500 milhas de Indianapolis,cujo Emerson havia ganho o campeonato.
O contra-ataque da Volkswagen não demorou e neste mesmo ano do lançamento do GM Monza,a Volks lançou seu novo modelo VW Santana EX ou popularmente conhecido como executivo.
O VW Santana EX era mais luxuoso que a versão GLS,seu acabamento incluia,câmbio automático,ar condicionado,bancos de couro Recaro,antena transistorizada no teto na parte traseira,motor 2.0 com injeção eletônica Bosch LE Jetronic o motor rendia 125cv,possui as famosas rodas de liga leve alemãs da marca BBS nas cores douradas,tinha descanso de braço para os passageiros,essa versão era puro luxo e tinha um acabamento primoroso para a época.
Tinha também uma versão Sport nas cores: Preta,Branca e Vermelha.
No final de 1991 o VW Santana foi o primeiro veículo nacional a contar com freios ABS,e no ano seguinte atendendo a legislação ambiental foi introduzido o conversor catálitico ( catalisador ).
No ano de 1991 mais precisamente final do ano o VW Santana passou pela primeira plástica em sua carroceria,sumindo aquele estiloso quadrado dando lugar a nova moda das correcerias arredondadas,isto não fez o carro perder sua esência e as vendas decolaram.
Neste ano foi apresentado o VW Santana GLS 2000i carro extremamente completo podendo ficar mais completo com os opcionais: Teto solar ou câmbio automático.
Vinha de fábrica com vidros verdes,rodas de liga leve,direção hidráulica,faróis de neblina,injeção eletrônica.
A Volkswagen em 1996 introduziu algumas modificações no VW Santana como a grade semelhante ao do VW Passat alemão e com 12 anos de vida o VW Santana já começou apresentar o cansaço pois o brasileiro já procurava por carros mais modernos.
O VW Santana era conhecido como carro de velho,tio,idoso,etc.
Ainda em 1996 o VW Santana não teve nenhuma alteração na carroceria apenas apliques estéticos e a motorização permaneceu-se as mesmas AP 1800 ou AP 2000.
Em 1997 as nomenclaturas foram modificadas passando a serem denominadas: 1.8Mi e 2.0Mi eram os modelos básicos com poucos opcionais como se fossem as antigas versões CS ou CL.
A versão Evidence era considerada pela Volkswagen do Brasil com uma versão mais esportiva,esta versão incluia o volante do VW Gol GTI e espoiler taseiro sobre o porta-malas.
A versão Exclusiv era top de linha com todos os opcionais.
Com as vendas despencando cada vez mais a Volkswagen tentou uma última cartada e em Maio de 1998 a Volkswagen apresentava o novo VW Santana com novos parachoques imbutidos na cor da correceria,novas lanternas na parte traseira,imobilizador eletrônico do motor,volante de quatro raios,painel com iluminação verde,hodômetros digitais e o interruptor dos faróis passou a ser rotativo.
Em 1999 não havia mais opção de opcionais e o VW Santana era oferecido em dois acabamentos simples ou Exclusiv,o comprador também podia escolher a motorização 1.8 ou 2.0.
No ano de 2001 a Volkswagen passou a oferecer o VW Santana em duas versões de acabamento: Confortiline e Sportiline.
Nada mudo nos anos seguintes apenas o acabamento interno,2002 foi marcado pela despedida do VW Santana Quantum.
Em Maio de 2006 a Volkswagen tirou o VW Santana de linha deixando uma lacuna de um veículo adorado pelos taxistas.
Ao longo de sua produção o VW Santana conheceu a ascenção de automóvel de luxo a carro apenas de taxistas e frotistas.
Como faz falta estes grandes carros,gosto dos carros antigos pois o acabamento era primoroso não se utilizava tanto plástico,hoje os carros parecem que vão se desmanchar,os carros de 20 e 30 anos atrás eram duráveis.
O VW Santana por exemplo rodava mais de 300 mil km sem fazer o motor,quero ver um motor Fire rodar isso nos dias de hoje.
A China é o único pais que produz o nosso querido e velho VW Santana,mais este ano de 2012 será sua despedida pois a empresa subsidiária da Volkswagen na China a Shangai Motors anunciou que descontinuará o modelo em 2012.
O VW Santana chinês é muito semelhante ao nosso modelo produzido em 2006,mais o chinês tem itens que o nosso nunca viu por exemplo os air bags.
No Brasil de 1984 a 2006 o VW Santana teve sua produção totalizada em 548.494 veículo com uma grande legião de fãs pelo Brasil e pelo mundo a fora.
Dedico esta postagem ao amigo Alberto cujo pai é proprietário de um VW Santana Confortiline 2006 comprado desde okm.
Alberto espero que goste desta breve história de um dos melhores carros que o Brasil já produziu,grande abraço.

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